Ementa do Edital 001/2023

Ementa do Edital 001/2023

Caixa de entrada

Vera Lúcia Rauta

Anexos10:06 (há 5 horas)
para albertoALBERTOAnaangelpereira@hotmail.comariadnezippin@gmail.comBrasilcelsoCharyanacibeleCintiaAutoradoug.fotomania@gmail.combrindizi@hotmail.comElisaEngelbertFranciscohamiltonJadsonFamiliamimjohatan@hotmail.comJorgejocavallin@gmail.comk2_oliveira@hotmail.comlianalilianguinski@bol.com.brluislinda-valois@hotmail.comLuizmj.pacheco@uol.com.brNoilvesPaulorafael_golob@yahoo.com.brrafaelatasca@gmail.comrenan_free1@yahoo.com.brrosanaRossRubenssandracitta_vieira@hotmail.comValterAnitaTâniaportaoliterario@gmail.comEloizafernando-canto@hotmail.comGiselecontato@aseditorial.com.brRafaelrhcabreira@gmail.comLiliaAndrea
Bom dia a todos,
Segue em anexo uma ementa para alguns esclarecimentos que surgiram após o envio do edital sobre a publicação do livro "Uma Rua. Uma Vida. Saudade Florida".
Qualquer dúvida, por favor, entrem em contato.
No aguardo do envio das crônicas ou poesias de todos vocês. Participem!
Vamos fazer desta obra uma lindo registro das ruas de Curitiba.
Saudações acadêmicas,
Vera Rauta
Tesoureira
...

[Mensagem cortada]  Exibir toda a mensagem
Um anexo • Anexos verificados pelo Gmail
 


 Esquemático

Descrição gerada automaticamente com confiança média


EMENTA DO EDITAL nº 001/2023



EMENTA: Edital da Academia de Letras José de Alencar nº 001/2023, lançado pela Presidente Dra. Anita Zippin tendo por objeto a seleção de textos que irão compor o livro Uma Rua. Uma Vida, Saudade Florida.



1. A Academia de Letras José de Alencar gostaria de esclarecer que os textos serão validados pelos curadores a seguir, indicados pela Academia de Letras José de Alencar, que terão como tarefa a conferência dos quesitos técnicos exigidos neste edital e, sendo eles atendidos, os textos poderão compor o livro obedecendo a ordem de envio da ficha de inscrição com o referido texto até que se complete a quantidade limite de páginas do livro. Caso a quantidade de textos recebidos ultrapasse os limites de um volume, a Academia estudará a possibilidade da edição de um segundo volume.

 

Anita Zippin

Alberto Vellozo Machado

Cintia Maria Honorio

Eloiza Jaguelte Silva

Joatan Marcos de Carvalho

Luiz Fernando Queiroz

Ross Mary Capriotti Strano Vieira

Vera Lúcia Rauta


2. Os curadores também poderão participar do Edital. Nenhum curador poderá avaliar seu próprio texto. Dra. Anita disponibilizará uma escala entre os curadores para que leiam os textos de seus colegas.


3. Quanto ao tema: cada texto (crônica ou poesia) versará sobre uma rua de Curitiba com nome de pessoa, e deverá ser composto por duas partes:

1. Uma breve biografia do homenageado com nome de rua, com no máximo 8-10 linhas, e

2. O texto do gênero escolhido, crônica ou poesia, que deverá expor a relação afetiva do autor do texto com essa rua.

3. Importante esclarecer que alguns nomes de ruas que sejam de doce lembrança para os participantes talvez não estejam ligados a nomes de pessoas e sim de lugares ou de momentos históricos. Tais locais podem ser incluídos neste edital, desde que tragam uma referência geográfica, histórica, ou cultural desses logradouros. 

        

4. É responsabilidade do autor do texto enviá-lo com revisão de língua portuguesa. 

5. Sobre as categorias informamos que:

- Uma crônica poderá ter até 4500 caracteres. Trata-se de uma crônica que poderá ocupar 1, 2, ou até 3 páginas;

- Uma poesia/poema que poderá ser formado por versos e estrofes que não ultrapassem o tamanho de 2 páginas do livro;


6. O prefácio da obra será da autoria de Cintia Maria Honório, que ocupa a cadeira de nº 18, cujo Patrono é Júlia Lopes de Almeida, e que teve como 1ª. ocupante sua avó Maria Nicolas.  Maria Nicolas foi autora de uma série de três volumes denominada “Almas das Ruas”, editada a partir de 1977, trazendo um apanhado dos logradouros públicos da cidade de Curitiba. Alamedas, avenidas, largos, jardins, praças, travessas e ruas de Curitiba tiveram sua “alma” revelada.


                                            Curitiba, 20 de abril de 2023. 

                                                               







Comentários