NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADESBRASILEIRASE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS SOCIAIS A PARTIR DA INSERÇÃO DA MULHER NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

 



NÚCLEOS   E GRUPOS   DE   ESTUDOS   DE GÊNERO   NAS   UNIVERSIDADESBRASILEIRASE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS SOCIAIS A PARTIR DA INSERÇÃO DA MULHER NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA

 

Tânia Rosa Ferreira Cascaes1

RESUMO

Esta  comunicação visa demonstrar uma  proposta  de projeto com o tema  acima  referenciado  e alguns resultados parciais por ela já obtidos, qual seja o de investigar o estado da arte dos grupos de estudos de  gênero, ciência  e  tecnologia  nas  universidades  brasileiras e  sua  importância  para  o  surgimento  da abordagem  deste  objeto  de  estudo  junto  à  sociedade,  não  só  como  discurso  da  mídia,  mas  como proposta  de  reconfigurar  e  articular  mudanças  de  paradigmas.  Atualmente, nas discussões das áreas específicas de Gênero, já se opta pelos debates que perpassam as dicotomias das relações "masculino versus feminino" para  reconhecer  o  espaço  conquistado  pelas  mulheres  na  esfera  do  mundo  do trabalho  e  da  superação  dos  limites  na  produção  do  conhecimento  científico. Emergem, ainda neste terceiro milênio, preconceitos advindos da trajetória de uma civilização de imposições androcêntricas e que se aprofundaram pela  força da  dominação  do  espaço  público,  buscando  compartilhar  com  a sociedade  as  reflexões  e  produções  direcionadas  pelos  objetivos  dos  estudos  que  demonstraremos nesta  proposição.  Gênero, diversidade  sexual, violência  e  equidade  de  gênero  carecem  de  uma transparência  maior  tanto  no  campo  acadêmico  quanto  no  senso  comum.  Neste  cenário justifica-se apresentar esta proposta cujo intuito de contextualizar os Núcleos e Grupos de Gênero, apresentar seu mapeamento, bem como analisar em que  medida são visíveis, é fundamental para proporcionar uma emergência colaborativa para mudanças culturais. Outrossim, demonstrar que a constituição dos grupos em  abordagens  específicas  não  conduz  a  um  reducionismo,  mas  contribui  para  a  visibilidade  e  a relevância   social   dos   mesmos.   Esses   grupos   têm   sido   relevantes   para   a   problematização   e sensibilização sobre  as  relações  de  gênero  assimétricas  e  tradicionais,  especialmente  no  campo da ciência  e  da  tecnologia.  Enfatizam-se, nesses grupos os estudos  e  projetos  sobre  as  razões  da  não inclusão  da  mulher  como  sujeito  social  atuante  numa  sociedade,  que  ainda  privilegia  as  diferenças entre  papeis  devidamente  dicotomizados  entre  masculino e  feminino,  por  uma  série  de  razões patriarcais históricas com valência negativa para as mulheres, em particular na ciência e na tecnologia. A assertiva em  metodologia  quali-quantitativa  permitirá  conhecer,  mapear,  estudar  os  grupos  de pesquisa e suas relações interculturais em relações de gênero e trará, além do conhecimento e da troca riquíssima  de  informações,  visibilidade  sobre  os  mesmos,  apontando  a  ascensão  da  mulher dentro deste  recorte  do  saber  científico  e  tecnológico,  compartilhado  como  interface para  um  mundo mais justo e solidário

.Palavras-chave: núcleos e grupos de gênero; ciência; tecnologia

ABSTRACThis communication aims to demonstrate a project proposal with the above referenced matter and some  partial  results  already  obtained  by  it,  which  is  to  investigate  the  state  of  the  art  groups  of gender  studies,  science  and  technology  in  Brazilian  universities  and  their  importance  for  the emergence approachthis subject matter in society, not only as media discourse, but as a proposal to  reconfigure  and  articulate  paradigm  shifts.  Currently,  discussions  of  specific  areas  of  Gender, already  goes  for  the  dichotomies  that  permeate  discussions  of  relations  "male  vs.  female"  to recognize  the  space  gained  by  women  in  the  sphere  of  the  world  of  work  and  overcoming  the 1Socióloga, Mestre em Tecnologia e Trabalho pela UTFPR com a Dissertação “O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento -LACTEC -na Gênese do Processo Tecnológico Paranaense: uma contribuição ao Estudo da  História  da  Técnica  e  da  Tecnologia”.Especialista  emDocênciaSuperior.  Pesquisadora  do  Grupo  de Estudos e Pesquisas em Relações de Gênero e Tecnologia-GETEC-do PPGTE -Programa de Pós-Graduação em Tecnologia  daUniversidade TecnológicaFederal do Paraná -UTFPR.  taniarosa@onda.com.br

2Limitations  in  the  production  of  scientific  knowledge.

Emerge,  even  in  this  third  millennium, prejudices arising from the trajectory of a civilization of androcentric impositions and deepened by  the  force  of  the  domination  of  public  space,  seeking  to  share  with  society  the  ideas  and productions  directed  by  the  objectives  of  the  studies  that  demonstrate  this  proposition.  Gender, sexual  diversity,  gender  equity  and violence needgreatertransparency  in  boththe academic  and common  sense.  In  this  scenario  it  is  appropriate  to  present  this  proposal  with  the  aim  of contextualizing the Nucleus and Gender groups, present their mapping, as well as analyze to what extent  are  visible,  it  is  essential  to  provide  an  emergency  collaboratively  to  cultural  changes. Furthermore, to demonstrate that the formation of groups in specific approaches does not lead to a reductionism,  but  contributes  to  the  visibility  and  social  relevance  of  them.  These  groups  have been  relevant  to  the  questioning  and  awareness  on  gender  relations  and  traditional  asymmetric, especially in science andtechnology. Emphasize, these groups, studies and projects on the reasons for theinclusion  of  women  as  active  social  subject  in  a  society  that  still  emphasizes  the differences betweenroles appropriately dichotomized between male and female, for a number of reasons   patriarchal   history   with   negative   valence   for   women,   particularly   in   science   and technology.  The  use  of  qualitative  and  quantitative  methodology  willreveal, map,  study  and research groups in intercultural relations and gender relations will, in addition,to knowledge and rich  exchange ofinformation,  visibility  into  the  same,  pointing  to  the  rise  of  women  within  this clipping  of  scientific  and  technological  knowledge,  shared  as  an  interface  to  a  more  just  and caring world.Keywords: Nucleusgroups and gender, science, technology.

1INTRODUÇÃO

Estudo em artigo que apresento a seguir é a modesta pretensão da construção de um projeto de pesquisa para uma tese de  doutorado cuja  ideia  principal nasceu  de  uma  constatação  das  mudanças sociais que estão ocorrendo com uma velocidade intensa no tecido social vigente, em relação aos  preconceitos  de  gênero,  da  diversidade  sexual  e  da  homofobia  que emergem em nossa sociedade,  originada  pelas  dificuldades nas  abordagens  destes  assuntos  tanto  no  cotidiano do senso comum quanto na mídia em geral ,no âmbito familiar e na escola, fruto de preconceitos milenares que no decorrer da história das relações humanas encontra suas explicações no androcentrismo. Pela vivência  na  universidade,  e  afortunadamente  pertencente  á  um  Grupo  de  Estudos  de relações  de  gênero,  ciência  e  tecnologia,  (GETEC)  pude  constatar  como  a  existência  de grupos  de  estudos  de  gênero  podem  promover  mudanças  sociais  e  colaborar  na  eliminação dos  preconceitos  de  gênero,  com  trabalhos  de  sensibilização  dentro  da  própria  universidade bem como através da oferta decursos de extensão universitária que tivemos a oportunidade de levar para a comunidade docente. A partir desta rica experiência percebi a importância de um conhecimento aprofundado  destes  grupos  e  núcleos  que  se  estabelecem  nas  universidades  como  agentes transformadores  e  também  analisar  os  desdobramentos  que  eles  podem  exercer  tanto  na academia  quanto  na  militância das  organizações  dedicadas  a  este assunto  cada  vez  mais premente.Pretende-se,  com  esta  pesquisa,  investigar  os  núcleos  e  os  grupos  de  estudo  em  relações  de gênero  em  atividade  nas  Universidades  Brasileiras  onde  a  formação  temporal  e  espacial  dos mesmos  carece  de  um  trabalho  de  pesquisa  direcionado.  Na atividade acadêmica, dentre os núcleos e grupos de gênero atuantes, não encontramos um projeto específico  sobre  esses grupos  e  suas interrelações. Igualmente, esta proposta permitiria aprofundamento teórico num campo cujo percurso foi iniciado pela proponente por ocasião do ingresso no Grupo de Estudos e Relações de Gênero e Tecnologia em 2006 –GETEC, pertencente ao Programa de estudos das relações de trabalho no contexto pós-moderno e numa dimensão atual e premente.

A velocidade da mídia na atual conjuntura das universidades, não deve encurtar um caminho do possível diálogo longo e pleno de tentativas e erros que perfazem uma pesquisa.


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