NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADESBRASILEIRASE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS SOCIAIS A PARTIR DA INSERÇÃO DA MULHER NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
NÚCLEOS E GRUPOS DE ESTUDOS DE GÊNERO NAS UNIVERSIDADESBRASILEIRASE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA MUDANÇAS SOCIAIS A PARTIR DA INSERÇÃO DA MULHER NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA
Tânia Rosa Ferreira Cascaes1
RESUMO
Esta comunicação visa demonstrar uma proposta de projeto com o tema acima referenciado e alguns resultados parciais por ela já obtidos, qual seja o de investigar o estado da arte dos grupos de estudos de gênero, ciência e tecnologia nas universidades brasileiras e sua importância para o surgimento da abordagem deste objeto de estudo junto à sociedade, não só como discurso da mídia, mas como proposta de reconfigurar e articular mudanças de paradigmas. Atualmente, nas discussões das áreas específicas de Gênero, já se opta pelos debates que perpassam as dicotomias das relações "masculino versus feminino" para reconhecer o espaço conquistado pelas mulheres na esfera do mundo do trabalho e da superação dos limites na produção do conhecimento científico. Emergem, ainda neste terceiro milênio, preconceitos advindos da trajetória de uma civilização de imposições androcêntricas e que se aprofundaram pela força da dominação do espaço público, buscando compartilhar com a sociedade as reflexões e produções direcionadas pelos objetivos dos estudos que demonstraremos nesta proposição. Gênero, diversidade sexual, violência e equidade de gênero carecem de uma transparência maior tanto no campo acadêmico quanto no senso comum. Neste cenário justifica-se apresentar esta proposta cujo intuito de contextualizar os Núcleos e Grupos de Gênero, apresentar seu mapeamento, bem como analisar em que medida são visíveis, é fundamental para proporcionar uma emergência colaborativa para mudanças culturais. Outrossim, demonstrar que a constituição dos grupos em abordagens específicas não conduz a um reducionismo, mas contribui para a visibilidade e a relevância social dos mesmos. Esses grupos têm sido relevantes para a problematização e sensibilização sobre as relações de gênero assimétricas e tradicionais, especialmente no campo da ciência e da tecnologia. Enfatizam-se, nesses grupos os estudos e projetos sobre as razões da não inclusão da mulher como sujeito social atuante numa sociedade, que ainda privilegia as diferenças entre papeis devidamente dicotomizados entre masculino e feminino, por uma série de razões patriarcais históricas com valência negativa para as mulheres, em particular na ciência e na tecnologia. A assertiva em metodologia quali-quantitativa permitirá conhecer, mapear, estudar os grupos de pesquisa e suas relações interculturais em relações de gênero e trará, além do conhecimento e da troca riquíssima de informações, visibilidade sobre os mesmos, apontando a ascensão da mulher dentro deste recorte do saber científico e tecnológico, compartilhado como interface para um mundo mais justo e solidário
.Palavras-chave: núcleos e grupos de gênero; ciência; tecnologia
ABSTRACThis communication aims to demonstrate a project proposal with the above referenced matter and some partial results already obtained by it, which is to investigate the state of the art groups of gender studies, science and technology in Brazilian universities and their importance for the emergence approachthis subject matter in society, not only as media discourse, but as a proposal to reconfigure and articulate paradigm shifts. Currently, discussions of specific areas of Gender, already goes for the dichotomies that permeate discussions of relations "male vs. female" to recognize the space gained by women in the sphere of the world of work and overcoming the 1Socióloga, Mestre em Tecnologia e Trabalho pela UTFPR com a Dissertação “O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento -LACTEC -na Gênese do Processo Tecnológico Paranaense: uma contribuição ao Estudo da História da Técnica e da Tecnologia”.Especialista emDocênciaSuperior. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Relações de Gênero e Tecnologia-GETEC-do PPGTE -Programa de Pós-Graduação em Tecnologia daUniversidade TecnológicaFederal do Paraná -UTFPR. taniarosa@onda.com.br
2Limitations in the production of scientific knowledge.
Emerge, even in this third millennium, prejudices arising from the trajectory of a civilization of androcentric impositions and deepened by the force of the domination of public space, seeking to share with society the ideas and productions directed by the objectives of the studies that demonstrate this proposition. Gender, sexual diversity, gender equity and violence needgreatertransparency in boththe academic and common sense. In this scenario it is appropriate to present this proposal with the aim of contextualizing the Nucleus and Gender groups, present their mapping, as well as analyze to what extent are visible, it is essential to provide an emergency collaboratively to cultural changes. Furthermore, to demonstrate that the formation of groups in specific approaches does not lead to a reductionism, but contributes to the visibility and social relevance of them. These groups have been relevant to the questioning and awareness on gender relations and traditional asymmetric, especially in science andtechnology. Emphasize, these groups, studies and projects on the reasons for theinclusion of women as active social subject in a society that still emphasizes the differences betweenroles appropriately dichotomized between male and female, for a number of reasons patriarchal history with negative valence for women, particularly in science and technology. The use of qualitative and quantitative methodology willreveal, map, study and research groups in intercultural relations and gender relations will, in addition,to knowledge and rich exchange ofinformation, visibility into the same, pointing to the rise of women within this clipping of scientific and technological knowledge, shared as an interface to a more just and caring world.Keywords: Nucleusgroups and gender, science, technology.
1INTRODUÇÃO
Estudo em artigo que apresento a seguir é a modesta pretensão da construção de um projeto de pesquisa para uma tese de doutorado cuja ideia principal nasceu de uma constatação das mudanças sociais que estão ocorrendo com uma velocidade intensa no tecido social vigente, em relação aos preconceitos de gênero, da diversidade sexual e da homofobia que emergem em nossa sociedade, originada pelas dificuldades nas abordagens destes assuntos tanto no cotidiano do senso comum quanto na mídia em geral ,no âmbito familiar e na escola, fruto de preconceitos milenares que no decorrer da história das relações humanas encontra suas explicações no androcentrismo. Pela vivência na universidade, e afortunadamente pertencente á um Grupo de Estudos de relações de gênero, ciência e tecnologia, (GETEC) pude constatar como a existência de grupos de estudos de gênero podem promover mudanças sociais e colaborar na eliminação dos preconceitos de gênero, com trabalhos de sensibilização dentro da própria universidade bem como através da oferta decursos de extensão universitária que tivemos a oportunidade de levar para a comunidade docente. A partir desta rica experiência percebi a importância de um conhecimento aprofundado destes grupos e núcleos que se estabelecem nas universidades como agentes transformadores e também analisar os desdobramentos que eles podem exercer tanto na academia quanto na militância das organizações dedicadas a este assunto cada vez mais premente.Pretende-se, com esta pesquisa, investigar os núcleos e os grupos de estudo em relações de gênero em atividade nas Universidades Brasileiras onde a formação temporal e espacial dos mesmos carece de um trabalho de pesquisa direcionado. Na atividade acadêmica, dentre os núcleos e grupos de gênero atuantes, não encontramos um projeto específico sobre esses grupos e suas interrelações. Igualmente, esta proposta permitiria aprofundamento teórico num campo cujo percurso foi iniciado pela proponente por ocasião do ingresso no Grupo de Estudos e Relações de Gênero e Tecnologia em 2006 –GETEC, pertencente ao Programa de estudos das relações de trabalho no contexto pós-moderno e numa dimensão atual e premente.
A velocidade da mídia na atual conjuntura das universidades, não deve encurtar um caminho do possível diálogo longo e pleno de tentativas e erros que perfazem uma pesquisa.
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