ATA DO 4.o PIQUENIQUE CULTURAL DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR (ALJA) DE CURITIBA, PR, NO MÊS DE AGOSTO – 2022

  

 

ATA DO 4.o PIQUENIQUE CULTURAL DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR (ALJA) DE CURITIBA, PR, NO MÊS DE AGOSTO – 2022

 

No dia 31 de agosto de 2022, às 15 horas, reuniu-se a diretoria da Academia de Letras José de Alencar no ‘Studio ALJA’, na Galeria Lustoza, em Curitiba, sob a presidência de Anita Zippin. A reunião foi secretariada por Vera Lúcia Rauta, estando, também presentes, Cíntia Maria Honório, João Carlos Bonat, Lysandra Fortes do Amaral e Andréa Motta. Cumprimentando a todos, a Sra. Presidente deu início à sessão comunicando a posse de confrades e confreiras que assumirão cadeiras patronímicas, assim como novos associados em cerimônia que será realizada no final do mês de novembro ou início de dezembro às 17 horas no Tribunal de Justiça do Paraná.

Cadeiras Patronímicas:

Cadeira 3 / Patrono Alberto de Oliveira: Jadson Porto

Cadeira 14 / Patrono Francisco Negrão: Ana Maria Rangel Dihl

Cadeira 18 / Patrona Júlia Lopes de Almeida: Cíntia Maria Honorio

Cadeira 25 / Patrono José Niepce da Silva: Ross Mary Strano Vieira

Cadeira 39 / Patrono Casimiro de Abreu: Engelbert Schlögel

 

Associados

Alessandra Dossena

Andrea Motta

Eloiza Jaguelte

Fernando Canto

Gisele dos Santos da Silva

Lilia Souza

Lysandra Fortes do Amaral

Marcela Meneghel

Maurelio Barbosa

Rafael Duarte

Regina Urias

Thiago de Azevedo Pinheiro Hoshino

 

Em seguida, Anita, outorgou uma Moção de Louvor para Andrea Motta e Lilia Souza pelos esforços realizados na elaboração dos livros “Trova Comigo” e “Crônicas da Pandemia”; um Voto de Pesar pelo falecimento de Ário Taborda Dergint de Rawicz, ocupante da Cadeira nº 14 cujo Patrono é Francisco Negrão no último dia 29/08; e uma Moção de Júbilo para nossa futura associada, Lysandra Fortes do Amaral pela escrita, quase finalizada, de sua obra intitulada “Gavetas da Vida” que será publicada com selo da ALJA e capa de João Carlos Bonat.

Anita também agradeceu a Ângela Maria dos Santos – pelos convite produzido para este Piquenique Cultural.

Anita, também, destacou, vez mais, a parceria da ALJA com outras entidades culturais, a exemplo dos Centro de Letras do Paraná, União Brasileira dos Trovadores, Academia Feminina de Letras do Paraná e Academia Paranaense de Poesia; salientou, concluindo, a presença de Andréa Motta que neste Piquenique participou do quadro “Com a palavra”, encantando a todos os presentes com um pequeno histórico do trovadorismo.

Anita também fez menção à Lucrécia Welter, Presidente da ALCA (Associação das Academias de Letras, Ciências e Artes do Paraná) e da ALT (Academia de Letras de Toledo) e seu convite para o ingresso da Academia de Letras José de Alencar - ALJA em seu quadro de associadas. Lucrécia nos oportunizou a participação no livro “Revista das Instituições Literárias do Paraná”, o que nos fez sentir honrados. No entanto, Anita declara que Lucrécia talvez não esteja ciente das dificuldades que vimos tendo provenientes do período pós-pandemia. Não apenas nós, naturalmente, mas, também, inúmeras outras instituições, como as nossas ALJA e ALCA. No tocante à ALJA - relativamente a boa parte de seus membros - a anuidade é imprescindível para a manutenção de suas atividades e, até mesmo, para poder apadrinhar atividades novas que muito desejamos desenvolver. Infelizmente, muitos membros não têm contribuído com estas mesmas anuidades e, por isso, vimos tendo dificuldades e é preciso restringir, verdadeiramente, ações que envolvem investimento financeiro, razão por que, neste momento, fomos obrigados a abrir mão - inclusive - da nossa (ALJA) participação na irmã ALCA. Assim, nossa presidente declinou do convite feito por Lucrécia. 

Nada mais havendo a tratar, nossa presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos.

 

Assinam esta ata Vera Lúcia Rauta, Engelbert Schlögel e Anita Zippin.


Comentários