SEM LISONJA...

 SEM LISONJA...

Um escrito de Outubro de 2010. 

Para releres esta tua magnífica homenagem ao Brasil, terra

de encanto.

 

 

Hoje é meu intuito

Mais que intuito, propósito firme

Sem pieguices estéreis

Dizer aos meus Amigos

Do imenso Brasil

O quanto me mostro grato

Pela consideração em que me envolvem

O quanto vibro com o Brasil

Em cujas coordenadas me reencontro

Em cuja paisagem me reconduzo

Aos longes dos meus espaços

Em cuja aragem

Regresso às hóspitas plagas africanas

Em que larguei o cordão umbilical

No Agosto pardacento

Daqueles anos de guerra nos idos de 40…

 

Hoje é meu intuito

Exprimir o meu reconhecimento

Aos que me acolhem no seu seio

Me estendem a mão

Me oferecem guarida nos seus lares

E, mais do que isso,

Me escondem no mais recôndito dos seus corações

E me estimulam com manifestações de estima

Em que tão pródigos são…

 

Hoje é meu intuito

Gritar, gritar a plenos pulmões

Que se a Europa seduz pela cultura

Os trópicos atraem pelo que são

Pelo calor que exala da mãe natura

Pela temperatura que se liberta das almas

Talhadas no espaço em que a liberdade se exprime

Em que a opressão se enjeita

Em que homens e mulheres são mais autênticos

Porque mais apegados aos materiais de que se compõem

Pelo ar natural de quem se quer íntegro

Sem embustes nem artifícios

Sem as vestes que disfarçam e agridem

Em que os sentimentos se despem

Sem os trejeitos assimiláveis

Aos strips dos profissionais da excitação...


 

Hoje quero dizer-vos

Que quero o Brasil

Como vos quero

E espero

Que continuem a querer

Com todas as veras

Essas que são as veras terras...

De Vera Cruz

Que são ainda

Para os que descrêem

De uma Europa decrépita

A verdadeira luz

Capaz de alumiar

De fazer crepitar

Os amanhãs

Resplandecentes

Que os trópicos oferecem

Nas virtualidades dos seus cambiantes

 

Hoje quero instar-vos

A que sonhem o Brasil

Como um outro Império

Em que o sopro das caravelas de antanho

Pode relançar o devir...

 

Um Império

Em que sejam todos imperadores

Na plenitude de uma cidadania assumida

De uma Pátria de iguais

Sem utopias

Nem ácidos... Nem bases... Nem sais

Na igualdade tocante

De quem se quer profundamente humano

Nas esferas em que nos projectamos.

 

Um Brasil-império

Com milhões de imperadores

Na glorificação de cada um e todos.

 

É esse o compromisso

É esse o desafio

É esse o imperativo indeclinável

 

Mário Frota

Comentários