Ata
da reunião da ALJA
Data:
14/02/2022
Pauta:
submissão do livro “Novo dia, xô pandemia” ao programa de apoio e incentivo à
cultura da Prefeitura de Curitiba.
Local: sede
da ALJA, na Galeria Lustosa, 16º andar.
Presentes: Anita
Zippin (presidente), Tânia Cascaes (vice-presidente), Alberto, Gisele, João e
Mônica.
Objetivos: discutir
sobre a possibilidade de publicação do livro da ALJA por meio do programa de
incentivo à cultura.
Encaminhamento
e definições: a presidente dra. Anita Zippin convidou a
Mônica para conversar com o grupo sobre os tramites para inscrição do livro em
processo de publicação “Novo dia, xô pandemia” através do Programa de apoio e
incentivo à cultura de Curitiba. De acordo com a Mônica, o prazo para submissão
do projeto com os devidos currículos da equipe editorial do livro se encerra em
25/02/22.
Porém,
caso o projeto seja aprovado, a publicação só acontece em 2023. Sendo assim,
tendo em vista que o livro está relacionado ao contexto atual da pandemia e tem
certo imediatismo, o grupo decidiu que o prazo a ser esperado seria muito longo
e o livro seria publicado fora do contexto desejado.
Dessa
forma, ficou decidido que o livro será primeiramente publicado em formato de
e-Book pela Amazon, possibilitando, assim, a compra impressa do exemplar para
aqueles que desejarem.
Para
publicação na Amazon, ficou decidido verificar com o Maurelio se ele poderá
auxiliar-nos na conversão da obra para o formato publicável na plataforma.
Também,
a dra. Anita solicitou a organização de um livro sobre o histórico da ALJA, com
relatos e narrativas dos participantes. A Tânia, a Vera e a Gisele foram
designadas para organizar esta publicação.
Além
disso, a coleção Helena Kolody contará com a publicação de novos volumes e
espera-se que confreiras e confrades da ALJA participem dessas publicações com
seus textos.
Outro
ponto discutido foi o estúdio destinado a gravações disponível no espaço da
ALJA. Em breve, serão gravados alguns depoimentos dos membros da ALJA. Alberto
foi convidado para fazer uma dessas gravações.
Também,
foi discutida a importância de divulgação da Academia de Letras José de Alencar
nos meios digitais, principalmente nas redes sociais. Para isso, além do blog
da ALJA, a Gisele ficou encarregada de criar a página da ALJA no Instagram e
movimentar a página do Facebook, além de auxiliar o confrade Cascaes nas
postagens do blog.
Por
fim, é preciso verificar quais são os livros que estão guardados na biblioteca
do saudoso confrade Arioswaldo e encontrar um local a serem destinados. Alguns
livros também serão destinados à biblioteca da ALJA e os demais livros precisam
de um espaço, como uma biblioteca escolar, para criar uma estante da ALJA e
deixá-los disponíveis ao público.
Curitiba, 14 de fevereiro de
2022.
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