P R O C U R A - S E U M F I L H O

 P R O C U R A  -  S E   U M  F I L H O


                                        Anita Zippin


Procura-se um filho!

Dizem que saiu a passeio.

Deve ter ido até o correio.

E não mais voltou.

Agora mesmo eu o procurei no quarto.

Só encontrei seu último retrato.

Fui até a cozinha ver

E nem na geladeira ele foi remexer.

Passei pela sala e vi sua poltrona

A almofada estava lá paradona.

Subi a escada mais uma vez

E nada deste piá crescido,

Quanta peraltez!

Procurei um bilhete na lareira,

Nem uma linha, mesmo de brincadeira.

Abri seu armário e senti o perfume.

Aquele que ele pôs e a noiva sentiu ciúme.

Entrei na minha suíte, de sopetão.

Vai que ele errou de quarto e está deitadão.

Nem pensar em coisa séria que deve ter acontecido.

Melhor que ele , em outra casa, tenha dormido.

Vou ao jardim e lá está sua flor preferida.

Parece que está anunciando a hora da sua partida.

Meus olhos enchem de lágrimas de despedida.

Ele só voltará quando da minha subida.

Contam que virá me buscar, sem hora marcada.

Tomara lembre do endereço deste pai camarada.

Sei que é cedo entender como rompeu este laço.

Mas tentarei viver e sonhar com o dia do abraço.

Vou me conformar com outros pais sem filhos.

Mas tentarei pensar que ele ainda está comigo.

Suas roupas, seu perfume,  sua cadeira, sua flor.

Tudo na vida dei a ele, meu amor.

Irei visitar outros filhos sem pais.

Quem sabe precisem de mim, um pouco mais.

Concordar com a partida do apressadinho?

Só se eu imaginar que ele está feliz, 

repleto de saudade e de carinho.

E pensar que a gente ia passar juntos o Natal!

Bem, vai que ele vem e me dá um belo sinal.

Assim irei imaginar com muita harmonia

Desejar aos pais sem filhos o acalanto da melodia.

Vai que meu filho entra na sala.

Papai, papai, é assim que me fala!

Vou acreditar, agora e para sempre.

O dia do abraço será de repente.

Tomara venha seu sorriso ao luar.

Tentarei procurar uma estrela para seu nome dar.

Vá em paz  meu filho querido!

Prometo ficar de bem até meu encontro preferido.

Até lá, que alegria.

Fui pai de você...um dia!

Agora, temos encontro de verdade.

Será lindo, estrelado, além da eternidade.

Filho... Filho.... Filho...


N.A.: dedicado ao colega e amigo Ernani Buchman, pela passagem de seu filho Fábio e a todos os pais sem filhos, ou com filhos sempre no coração.


(Anita Zippin, advogada, jornalista, Presidente da Academia de Letras José de Alencar e  membro do Observatório da Cultura Paranaense)


Comentários