Reunião ALJA de 29 de setembro de 2021

Ata da ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR

PIQUENIQUE CULTURAL EM 29.09.2021

Abertos os trabalhos, a presidente Anita iniciou com frase de nossa confreira Janske Niemann:

“ Está chovendo tão devagarinho, que não é chuva. É carinho”

Em seguida, lembrou do Dia Mundial do Coração, desejando a todos os confrades, familiares e amigos que tenham vida longa e sejam sempre felizes.

Lembrou Anita que hoje é Dia dos Arcanjos e contou que fez uma pesquisa, onde Miguel é o protetor de todas as almas, Gabriel é o anjo das boas notícias e Rafael, o anjo da saúde. 

Independente de religião, quis trazer à reunião a explicação dos nomes, hoje divulgados e lembrados nesta data.

Tânia e Anita cuidaram do Piquenique Cultural que teve muitas iguarias, todas em pacotes fechados, para que os colegas pudessem se cuidar pela pandemia. Também, copos descartáveis e renováveis de quando em quando pelas anfitriãs.

Cascaes pediu que Anita contasse qual o projeto de autoria de Joatan Marcos de Carvalho. Ele tudo gravou, mas em síntese, é um trabalho a ser desenvolvido nas escolas públicas, onde os muros das escolas são pintados com desenhos ou frases, fazendo com que os menores aprendam a preservar o patrimônio escolar, bem como acabem gostando de  enfeites e pensamentos. Cascaes propôs apresentar o projeto ao Lions Clube Batel, que tem atualmente uma Presidente que é muito dinâmica, além da Academia  escolher uma escola piloto, tudo sob a colaboração da Editora Bonijuris e empresas associadas. Também, João Carlos Bonat, ficou de elaborar um certificado a ser entregue em cada escola que receber o trabalho denominado “Academia vai à Escola”

A presidente Anita contou que ontem esteve reunida na Editora Bonijuris, com Joatan e Queiroz . E sobre o livro escrito por diversas entidades, mas sob a coordenação da ALJA, será digital . Segundo Queiroz, de forma gratuita, o livro será divulgado entre as entidades culturais do Paraná e do Brasil. Também, segundo Joatan, poderá ter o apoio da Associação dos Magistrados do Paraná, na qual é o diretor da Revista Judiciária do Paraná. E, através do bom Presidente do Tribunal de Justiça, também o livro será conhecido e divulgado a todos os Tribunais de Justiça do Brasil.

Ficou registrada a visita de Joatan e Anita, ainda ontem, ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador José Laurindo, que recebeu os projetos culturais de forma muito agradável. E, como falamos, de portas abertas para todos os programas  de nossa Academia, em especial, a Sessão Solene anual, que será no início de dezembro. Nesta ocasião, serão homenageados com  Medalha José de Alencar , ilustres cidadãos que em a Cultura acima de tudo, jamais medindo esforços para que livros sejam lançados, que músicas sejam tocadas, que pinturas sejam expostas.

A reunião continuou em harmonia, com dois belos trabalhos de João Carlos Bonat, a serem emoldurados e enfeitarem a nova sede, como chamamos Studio ALJA, na galeria Lustoza, 16º andar. Local maravilhoso, cedido pelo colega Queiroz. Ali também funciona o Legado Talarek , de sua família e venda de livros da Editora Bonijuris, em especial, os da coleção Helena Kolody.

Foi dada moção de Júbilo aos colegas Brasil Holsbach pelos belos poemas e encantar os dias dos colegas, bem como será dada sugestão para ele publicar todos num dos volumes da coleção Helena Kolody, ainda a ser conversado com o autor .

Também foi dada moção de Júbilo ao colega Engelbert, pela brilhante palestra sobre o café, diretamente da Áustria.

Tânia discorreu sobre a amizade, sobre o bem que faz a reunião de pensamentos, de gente culturalmente preparada, mas que acima de tudo, o que vale é a Amizade. Esta paira em todos os instantes quer do Piquenique Cultural, quer todos os dias, onde os colegas trocam idéias, contam fatos, mandam fotos, enfim, quanta gente boa a fazer parte da vida acadêmica.

Cascaes tudo registrou, além de tirar novas fotos, desde a portaria, onde tem o selo da nossa ALJA.

Sem mais a tratar, todos saíram felizes com  missões a cumprir. Bom bate papo, deliciosas iguarias, em especial,os doces levados pela Tânia e a coca-cola, marca registrada de Anita.e o mais importante, com esperança em dias melhores para a Cultura no Paraná.

O tema principal foi: o que a ALJA pode fazer para a comunidade?

Daí todos ficarem pensativos e quererem aprimorar mais e mais o projeto de Joatan, com o apoio de Queiroz e Anita, “Academia vai à Escola”.

Encerrado o trabalho às 17 horas, todos se despediram, ficando de voltar para o Piquenique Cultural no dia 20 de outubro do corrente, sempre às 15 horas.

Eu, Presidente...... assino esta ata com Vera Rauta e Tânia Cascaes.

Curitiba, 29 de setembro de 2021



















 

Comentários