A PERNA DO SACI Jadson Porto, 13/09/2023

 A PERNA DO SACI

Jadson Porto, 13/09/2023


- “Eu tenho uma curiosidade”! Assim começou a pequena criança, puxando uma conversa para não dormir.

- “Hum! Lá vem pergunta provocativa”! Pensei.

- “O pé do Saci é direito ou esquerdo”?

Quase caí da rede com tamanha observação e sacada da curiosidade de Maiutá.

-  “Olha, para início de conversa, o Saci não é perneta! Ele nasceu com uma perna só. O Saci nasce em um broto de bambu e ali fica até os sete anos. Quanto ao formato de seu pé, uns tem o formato como se fossem de esquerda, outros como se fossem de direita. Tudo depende da direção do giro do redemoinho, para poderem se deslocar. Seu avô, Oisés, já encontrou o rastro do saci ne nossa roça”...

-  “O quê? VÔÔÔ”! Gritou a pequena criança em sobressalto. 

- “Sim, Maiutá, o que aconteceu”?

- “O Tio N’os disse que o senhor viu o rastro do Saci”!

-  “Sim! Eu vi! Foi ontem, na roça”!

- “A pegada dele era do pé direito ou esquerdo”?

- “Era uma pegada de um Saci adulto, pois por mais que ele circule por aí em redemoinhos, quando não tem vento, ele vai pulando para se locomover. Então, o formato de seu pé vai mudando gradativamente. A pegada que eu vi ontem não tem o mesmo formato de nossos pés, não era nem direito e nem esquerdo, embora seja bastante semelhante”. Respondeu o avô.

- “O senhor me leva amanhã para ver a pegada”? Continua a pequena criança.

- “Levo! Mas, creio que não esteja mais por lá. Pois eu ouvi uma carreira de catitu passando a pouco pelo roçado. Quando catitu passa, significa que o Curupira também passa”.

- “O senhor sentiu o cheiro do cachimbo do Saci”? Insiste Maiutá em suas curiosidades.

- “Maiutá, vá dormir. Pare de tentar nos enrolar. Amanhã acordaremos cedo para pescar”! Ralha o pai.

A pequena criança abaixa os olhos e voltando para a rede, beija o pai e o avô.

- “Psiu”! Chama o avô. “O cheiro era de baunilha e canela”.

Então adormeceu a pequena criança.

Comentários