INVOCAÇÃO

 31 de outubro

DIA NACIONAL DA POESIA

(oficializado em 2015, em homenagem a Drummond).


INVOCAÇÃO


Vem, Poesia, 

entra em minha casa, 

senta-te à mesa,

come do meu pão 

– sê meu pão em cada dia.

Vem, Poesia,

conta-me do  mundo,

das dores que habitam

as ruas da cidade,

escondem-se 

pelos cantos dos muros,

abrigam-se

nos corações dos homens.

Vem, Poesia, 

podes entrar em meu quarto

deitar-te em minha cama, 

que há muito te sinto íntima; 

só não repares a bagunça 

que se aloja em meu peito,

já tão sem jeito

com desacertos da vida.

Vem, Poesia, 

vê se traz algum alento

para os meus dias,

mostra a beleza 

que ainda existe 

neste universo de Deus.

Vem, Poesia, 

desanuvia meus olhos 

e deixa que de novo veja 

a poesia que habita

cada canto do mundo.

Vem, Poesia, 

dá-me um naco de esperança, 

ajuda-me a ver 

e fazer 

um pouco melhor 

o que por aí há.

Vem, Poesia, 

faz morada em mim,

dá-me tua mão, 

caminha comigo 

vida afora

por todos os meus dias.


Lilia Souza

31/10/2022

Comentários