ATA DO 5.o PIQUENIQUE CULTURAL DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR (ALJA) DE CURITIBA, PR, NO MÊS DE AGOSTO – 2022

 ATA DO 5.o PIQUENIQUE CULTURAL DA ACADEMIA DE LETRAS JOSÉ DE ALENCAR (ALJA) DE CURITIBA, PR, NO MÊS DE AGOSTO – 2022

 

No dia 28 de setembro de 2022, às 15 horas, reuniu-se parte da diretoria e membros da Academia de Letras José de Alencar, no ‘Studio ALJA’, localizado na Galeria Lustoza, em Curitiba, sob a presidência de Anita Zippin. A reunião foi secretariada por Cintia Maria Honorio, estando, também, presentes, João Carlos Bonat, João Carlos Cascaes, Tania Cascaes e duas convidadas: Maria Teresa Martins Freire e Diva Storrer, associadas da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEBE).

Cumprimentando a todos, a Sra. Presidente deu início à sessão apresentando as justificativas de ausência das confreiras: Angela Maria dos Santos Pereira, Vera Lucia Rauta, Ross Mary C. S. Vieira, Lysandra Fortes do Amaral, Andréa Motta e Lilia Souza. Na ocasião, comentou que, em muitas ocasiões, eventos de outras instituições acadêmicas são realizados, paralelamente, o que dificulta os confrades e confreiras a participarem das reuniões da ALJA.  Maria Teresa, convidada, se posicionou sugerindo que as instituições pudessem organizar uma agenda em conjunto, o que possibilitaria a presença de mais membros nas reuniões e eventos culturais. Anita comentou ser interessante a sugestão e informou que as instituições culturais e acadêmicas irmanadas vêm procurando trabalhar em conjunto.

 

Em seguida, a Presidente Anita solicitou que os participantes se apresentassem. Naquele momento, todos comentaram a respeito de suas participações no campo cultural - momento enaltecido por João Carlos Bonat - que definiu a ALJA, como sendo: “A casa das gentilezas”. No término das apresentações, Anita outorgou uma Moção de Louvor para o Desembargador Fagundes Teles, para Nancy Westphalen e para João Carlos Cascaes, por seus trabalhos dedicados à comunicação e ao voluntariado.

Dando prosseguimento ao encontro, com a chegada de Luis Fernando Queiróz, Anita comentou sobre o projeto de ladrilhos na cidade de Curitiba, momento seguido pela palavra de Tania Cascaes que colocou à disposição da ALJA suas publicações cientificas. João Carlos Bonat sugeriu, ainda, que seja realizado um levantamento das obras produzidas pelos membros da ALJA, e que este levantamento seria digitalizado e colocado na web.

João Carlos Bonat, também, comentou a importância de reforçarmos, sempre, que a ALJA é uma instituição artística, científica e cultural, aberta a membros do estado do Paraná. Apresentou, na sequência, sua visão acerca da necessidade de uma reformulação visual e simbólica dos certificados e medalhas, os quais poderiam, segundo Bonat, vir a apresentar características que remetam a/à cidade de Curitiba, como na forma de um pinhão, por exemplo. Para realizar este trabalho, sugeriu a participação dos membros da academia que estão voltados ao trabalho de marketing.

Anita retomou a palavra para formalizar a data do próximo evento oficial da ALJA, que será no dia 1º de dezembro, às 17 horas, no 2º andar do anexo do Tribunal de Justiça do Paraná. Nesta cerimônia, acontecerá a posse de confrades e confreiras que assumirão cadeiras patronímicas, assim como a de novos associados e lançamento de livros. A presidência do evento será realizada por Joatan Marcos de Carvalho e o orador será Alberto Vellozo Machado.

Nada mais havendo a tratar, nossa presidente encerrou a reunião, agradecendo a presença de todos.

 

Assinam esta ata Cintia Maria Honorio, Vera Lúcia Rauta, Engelbert Schlögel, Tania Cascaes e Anita Zippin.


Comentários